segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Torta de maçã com amoras

Para variar esta receita também saiu do "Jamie em casa". É uma coisa de louco essa torta! Eu estava pirando para fazê-la principalmente porque a amoreira no meu quintal está carregada! Claro que sempre será uma versão pessoal da receita original, mas as principais mudanças eu aviso.


A receita de massa podre doce:

500g farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
100g açúcar de confeiteiro peneirado
250g manteiga fria cortada em cubinhos
raspas de 1 limão (ou laranja, ou sementes de baunilha, ou canela, ou noz moscada)
2 ovos caipiras grandes
uma borrifada de leite

Coloque a farinha de trigo e o açúcar numa bacia, acrescente a manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Neste ponto, coloque as raspas de limão ou outro tempero de sua preferência e misture mais um pouco sempre com a ponta dos dedos.

Acrescente então os ovos e a borrifada de leite e trabalhe a massa o mínimo possível, somente até ela ficar homogénea e forme uma bola. Dê umas batidas na massa, coloque em um saco plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos antes de usá-la.

Para o recheio:

50g manteiga e mais um pouco para untar
100g açúcar demerara (o Jamie manda usar refinado dourado)
5 maçãs descascadas e cortadas em meia lua (o Jamie manda usar 2 maçãs Bramley e 4 maçãs Cox - se alguém souber mais informação sobre essas me avise!)
1 colher sopa cheia de gengibre picado em calda*
150g amoras pretas
1 ovo caipira grande
1/2 colher de chá de canela em pó

Para fazer o recheio:

Antes de começar o recheio, ligue o forno para pré-aquecer.
Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela e quando a manteiga derreter, acrescente as maçãs, o gengibre e 2 colheres de sopa da calda do gengibre*. Cozinha com a panela tampada em fogo baixo por 15 minutos mexendo de vez em quando. Adiciona as amoras e cozinha mais 5 minutos.




Para a montagem:

Polvilhe uma superfície com farinha e abra um pouco mais da metade da massa usando um rolo enfarinhado até que fique com uns 8 mm. Forre a fôrma já untada com a massa e apare as sobras das beiradas.
Despeje as maçãs e amoras em uma peneira guardando o caldo. Coloque então as frutas na fôrma já com a massa e regue com um pouco do caldo para ficar molhadinho.

Bata uma gema de ovo e ponha uma colher de sobremesa de café. Pincele as bordas da massa com a gema.

Abra o restante da massa, também com 8 mm de espessura e cubra a torta. Apare as beiradas que sobraram e aperte com os dedos para que a "tampa" cole bem. Pincele com o restante do ovo batido, polvilhe açúcar e canela (o Jamie manda fazer 2 talhos na tampa da torta, mas como eu fiz em formas pequenas, preferi não fazer).

Leve ao forno por uns 30 a 40 minutos, até que a torta esteja dourada.

(*eu piquei o gengibre, cobri com água, coloquei uma colher de sopa de açúcar demerara e levei no microondas por 1 minuto e + um minuto até ficar com cara de coisa em calda)

2 comentários: