segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Massa Podre Salgada

Também retirada do livro Jamie em Casa, essa massa é uma coringona!

Pode fazer bastante e congelar as bolinhas prontas. Depois basta tirar do congelador e utilizar, não esquecendo que ela pede 30 minutos de geladeira antes de ser aberta!

Serve para tortas, empadas, quiches, empadões, enfim, todas as gostosuras magrinhas que nós adoramos!




Ingredientes:

500g farinha de trigo
200g banha de porco ou manteiga
50g queijo cheddar ralado na hora
uma pitada generosa de sal
uma borrifada de leite
2 ovos caipiras orgânicos
mais farinha para polvilhar na hora de abrir a massa
alecrim e tomilho, ou pimenta do reino, ou páprica

Modo de preparar:

Coloque a farinha de trigo numa bacia e então coloque a banha e rale o cheddar. Misture com a ponta dos dedos até formar uma mistura farelenta e fina (assim define Jamie). Para quem tem processador, basta bater esses primeiros ingredientes durante 30 segundos no processador até obter a mesma "farofa".

Feita essa farofa, é hora de acrescentar os temperos de sua preferência. Eu usei alecrim e tomilho, uma colher de sopa.

Coloque então os ovos, a borrifada de leite e amasse bem de leve, só mesmo para deixar a massa homogênea. No processador bate-se mais um pouco até que a massa fique homogénea. Para quem faz "na mão", não pode ficar sovando a massa!

Faça uma bola com a massa dê umas pancadinhas para ela ficar compacta, enfarinhe e guarde num saco plástico dentro da geladeira por no mínimo 30 minutos antes de abri-la.

Depois dos 30 minutos de geladeira, enfarinhe uma superfície, o rolo de massa, e trabalhe a mesma de acordo com a receita que você irá preparar!

Com essa massa eu já fiz uma Torta com Cerveja Preta, uma torta de Espinafre e Copa e o Empadão de Frango da próxima postagem e todos ficaram muito bons!

Como a massa podre é bem gordurosa, eu gostei mais quando assei em uma fôrma de fundo removível, assim o excesso de gordura teve para onde correr!

6 comentários:

  1. oi fabi! Falha nostra! já editei! São 2 ovos caipiras orgânicos!
    Beijos e obrigada pelo alerta!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia... Sempre quis uma receita coringa dessa que pudesse ser congelada... Uma dúvida: essa quantidade de massa deu pras três tortas que você fez, ou você fez uma receita dela para cada?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Luisa, obrigada pelo comentário!

    Eu fiz essa em uma forma de quiche de 22cm de diâmetro e 2,5cm de altura, e uma receita da massa deu para 2 tortas nesse tamanho e sobrou um pouco que eu usei em forminhas de empada.

    Para te falar a verdade, eu fiz 2 receitas dessa massa, temperadas diferentes (numa usei alecrime tomilho e na outra hortelã). Tem massa congelada até hoje! hehehe

    Qualquer dúvida entra em contato!

    Abraço,

    Moema

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei esta receita, peguei em um link do Rainhas do Lar e quero colocar em prática. Só queria saber se pode-se trocar o cheddar por outro queijo...Obrigada. Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiana,
    Obrigada pela visita! Essa receita é maravilhosa! Faz que vale a pena!
    Pode trocar sim! Deve ficar ótimo com parmesão ou outros queijos... vale experimentar com vários!
    Um beijo,

    Moema

    ResponderExcluir