terça-feira, 13 de outubro de 2009

churrasco com molho e vegetais para acompanhar


Passei essa receita para minha irmã fazer este fim de semana no encontro gourmet da turma dela, e babei tanto enquanto digitava para ela que resolvi fazer também.

O cheiro que se espalha por tudo é um absurdo de bom!

Aqui no Brasil não temos o hábito de fazer churraco com molhos... pelo menos na minha casa isso nunca foi comum.O J.O. tem essa receita de molho caseiro para churrasco e é uma delícia! Um sabor super marcante!

A idéia é fazer uma marinada que pode ser utilizada para um desses tipos de carne:

1,5 frango em pedaços
2 kg costelas de porco
2,5 kg paleta de ovelha - faça talhos de 0,5 cm de profundidade por toda a carne [isso faz toda a diferença].

A primeira vez que eu fiz, usei filé mignon, mas achei que a idéia é mesmo usar uma carne com osso.

Fiz com um pernil de ovelha e algumas bistecas de porco, pois não tinha costela.

Para a marinada:

Ingredientes para 1 marinada:

1 colher chá cheia de semente de cominho
2 colheres sopa de semente de funcho (erva doce)
5 cravos
1 cabeça de alho - dentes descascados
Sal e pimenta-do-reino
um punhado de tomilho fresco (retirar as folhas)
um punhado de alecrim fresco (retirar as folhas)
mais uns 2 ramos de alecrim mais compridinhos
raspas e suco de 1 laranja
4 colheres chá de páprica doce defumada (eu usei páprica picante)
6 colheres sopa de vinagre balsâmico
150ml ketchup
8 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
10 folhas de louro

Preaqueça o forno a 180º e depois de 1h e uns minutos acenda a churrasqueira

Para fazer a marinada, soque as sementes de cominho e de funcho com os dentes de alho com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.
Pique bem finamente as folhas do tomilho, de alecrim.
Em uma tigela, coloque as raspas de uma laranja, as ervas picadas, sementes moídas e adicione os demais ingredientes, misture bem.

Esfregue completamente a carne com essa marinada, passando em cada reentrância.
Coloque a carne em uma assadeira, regue com o que restou da marinada e cubra com papel alumínio, mas sem lacrar!

Leve ao forno já preaquecido e asse até a carne ficar macia, seguindo estes tempos:

1h e 30min para o porco e a ovelha e 1h para o frango.

O interessante é que, como as carnes irão mais tarde para a churrasqueira, você pode assá-las antes, até mesmo com um dia de antecedência, e quando elas forem para a churrasqueira ficarão bem quentes e suculentas, mas lembre-se de jamais em tempo algum encostar a faca na carne. Se cortar ela perde o caldo e fica ressecada!

Quando a carne já estiver assada, leve-a para a churrasqueira, deixe grelhar de um dos lados, vire e regue o lado já grelhado com o caldo espesso que ficou no fundo da assadeira. O charme é que o ramo de alecrim que você deixou separado será o pincel! Faça isso por algumas vezes: vire o lado pincelado e picele o lado que estava virado pro fogo. Pepita isso bastante, até formar uma crosta em volta da carne! O Jamie Oliver define como uma "crosta tostada e pegajosa".

Retire da churrasqueira e deixe descansar por alguns minutos, e enquanto isso, leve o restante do molho para a churrasqueira ou na chama do fogão mesmo e reduza o caldo até ficar um molho.

Vegetais que irão acompanhar essas carnes maravilhosas:


10 cebolas roxas: corte-as em 6 "gomos" sem atravessá-las. Coloque uma botota de manteiga, uma pitada de sal e uns ramos de alecrim dentro dos gomos. Embrulhe uma a uma em papel alumínio. Deixe bem de cantinho na churrasqueira, para que possa assar lentamente. O tempo vai depender do quão quente está sua churrasqueira. Quando estiver pronta, retire o papel alumínio e a camada mais externa da cebola!


Batatas doces: Esmague no almofariz algumas pimentas vermelhas secas, 3 colher de chá de cominho moído 3 colheres de sal marinho. Faça furos com um garfo em toda a batata-doce, passe-a embaixo d'água e polvilhe com essa mistura de temperos. Embrulhe individualmente em papel alumínio e deixe no canto da churrasqueira desde o momento que que você acendeu. [Eu dei uma pré cozida nas batatas-doces, porque gosto delas bem macias].
Cheque com um garfo se elas já estão bem macias e na hora de servir dê uma espremida de limão.

Bulbo de funcho: Pique os bulbos de funcho, acrescente pimenta vermelha em fatias bem finas, sal e azeite de oliva. Deve ficar ótimo, mas infelizmente eu coloquei mal na churrasqueira e esse virou carvão!

Folhas: faça uma bolsa com o papel alumínio, coloque folhas variadas - espinafre, rúcula, almeirão, radiche - Esprema o suco de 1/2 limão e regue com azeite de oliva e uma pitada de sal. Coloque no canto mais frio da churrasqueira.

Na hora de servir, retire primeiro a carne e deixe ela descansando enquanto desembrulha os legumes. Coloque todos em uma travessa grande. A batata doce é minha predileta!

3 comentários: