sábado, 6 de março de 2010

Ostras Gratinadas


Eu adoro frutos do mar e praticamente tudo que vem do mar me atrai bastante.
Quando criança íamos nas férias para o sul da Bahia e eu me lembro dos meus pais pedirem ao moço com balde de ostras para estacionar ao nosso lado. O pedido era que eu poderia comer enquanto aguentasse!
Eram aquelas ostras cruas, geladinhas, só com uma espremida de limão e bem pequenas.

Quando me mudei para Florianópolis, estranhei muito a primeira vez que pedi ostras cruas. Elas são enormes!

Nem por isso nos desentendemos. Meu jeito preferido de comer as ostras grandonas é gratinando-as! Quando eu quero comer crua peço as menorzinhas, mas ainda não são como as baianas! Ou então têm que ser tirada de pedra, que são menores também, porque as de fazendas ficam sempre caprichadas de grandes.

Que história longa para uma receita tão rápida!

Ingredientes:

- Uma dúzia de ostras (sempre fresca, como tudo que vem do mar deve ser)
- 1 cebola pequena ralada
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 colher de sopa caprichada de manteiga
- um fio de óleo de gergelim
- uns 750 ml de leite (considerando que uma parte vai para dissolver a maizena)
- 1 colher de sopa de requeijão cremoso
- 1 colher de sopa de maizena
- bastante parmesão ralado na hora
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.


Modo de preparo:

Coloque as ostras em uma panela grande com um dedo de água no fundo e leve ao fogo para que elas se abram. Se quiser dar uma experimentadinha, essas já são as ostras ao bafo.
Quando abertas, retire-as da panela, abra totalmente as conchas retirando a tampa e deixando as ostras na cocha mais funda. Eu gosto de já soltá-las do "músculo abdutor", para facilitar na hora de servir.





Disponha todas as ostras já abertas em uma forma deixando-as o mais retinhas possível.

Agora siga preparando o molho bechamel ou algo semelhante:

Derreta a manteiga em uma figideira. Acrescente a cebola e o alho e frite até dourar. Acrescente o óleo de gergelim



Vá acrescentando os demais ingredientes, a começar pelo leite, seguido do requeijão.


Lembre-se de reservar um copo de leite para dissolver a maizena.


Quando o molho estiver fervendo, aí sim coloque a maizena dissolvida em um copo de leite e mexa sempre para que não empelote. A consistência é bem cremosa. Prove e ajuste o sal se for necessário. Considere o parmesão pois se ele estiver bem salgado o molho pode ficar mais suave e vice versa.



Pronto o molho, despeje sobre as ostras cobrindo bem.



Em seguida rale o parmesão de forma generosa. Leve ao forno por aproximadamente uns 20 minutos ou até que fiquem bem douradas.

É de lamber as conchas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário