terça-feira, 9 de março de 2010

Alfajor Caseiro



Os caminhos que percorremos na vida real e na vida virtual muitas vezes se encontram. Da minha vida virtual que envolve a cozinha e todos os seus sotaques, está o blog La Vida en Buenos Aires y Afines feito com muito esmero pela Sylvia Capria, uma das minhas primeiras bibliografias e até hoje constante. As fotos dela são ótimas, e as receitas instigantes. O legal é que todas as receitas estão em espanhol, português e inglês, dá para recomendar o blog para todos!

A parte em que a vida real e virtual se encontram é a viagem que fizemos para a Argentina, que muito me encantou e virou destino, pois assim que puder quero voltar. Inclusive recorri à Sylvia para umas dicas do que se fazer de bom em Buenos Aires e foram preciosas.

A iguaria que veio de Buenos Aires para compor minha cozinha foi o Dulce de Leche Havana. Um manjar dos deuses!
É tão gostoso que fiquei quebrando cabeça para saber como aproveitar da melhor forma. Nada melhor do que fazer a receita mais tradicional e fazê-la de forma original.

O jeito buscar na memória um certo post que vi no "La Vida" com a receita do autêntico alfajor hermano. Se quiser detalhes sobre o histórico do Alfajor, vale a visita ao blog, clica aqui e se delicie!

A receita é a seguinte:
Ingredientes:

- 200g de manteiga sem sal
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha (tive o prazer de usar uma fava de baunilha!)
- 3 gemas (peneiradas, porque peguei essa mania)
- 1 colher de chá de raspas de limão
- 2 colheres de sopa de brandy ou cognac (eu usei wisky)
- ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colheres de chá de fermento em pó
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 400g de doce de leite, de consistência firme (o prazer aqui foi de usar um Havana)
- Coco ralado e/ou amêndoas trituradas para confeitar

Modo de preparar:

Comece batendo a manteiga, açúcar, acrescente as gemas, raspas de limão, essência de baunilha e brandy até ficar homogêneo.

Vá acrescentando farinha de trigo, amido de milho, fermento e bicarbonato até formar uma massa homogênea. E uma massa delicada e macia, não use farinha extra, só para enfarinhar a superfície. Deixe descansar na geladeira por meia hora.

Polvilhe farinha em uma superfície plana e lisa e abra a massa sobre essa superfície até obter meio centímetro de espessura. Corte em formato circular de aproximadamente 2 cm de raio (por exemplo, a tampa do pote de fermento).

Asse em uma assadeira enfarinhada, mas não untada por aproximadamente 1o min., até ficar levemente dourado embaixo e brancos encima Espere esfriar e junte dois biscoitos recheando com doce de leite.

Passe um pouco de doce de leite pelas bordas e role pelo coco ralado ou amêndoas. Eu fiz um pouco de cada e (a pedidos) alguns sem nenhum confeito.

Não sei se pelo calor que estava fazendo aqui em Florianópolis no dia em que eu preparei a receita, mas tive dificuldade de trabalhar a massa e coloquei ela de volta na geladeira umas 2 vezes até conseguir preparar todos os biscoitinhos. Acabei abrindo a massa aos poucos, não consegui abrir toda e cortar, pois ela ia derretendo com o calor das minhas mãos.
Um pouquinho de paciência, mas valeu o resultado!

4 comentários:

  1. Que bom que deu tudo certo Moema. Acho que os alfajores ficaram dificeis pelo calor, nao reconedo colocar mais farinha nao. Vc fez certinho.E também que bom que as dicas foram uteis.
    Um beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Sylvia! Obrigada pela visita! Mais vale geladeira do que farinha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. OI MOEMA ! COMO ASSIM FUNCIONA COM WYSKI ?
    SOU A SOPHIA TENHO 11 ANOS!
    E MINHA MAE VIVE DIZENDO QUE VONTADE DE COMER ALFAJORES, E EU FICO COM PENA DELA ! ELA DIZ Q NAO TEM MUITO DINHEIRO PRA FICA COMPRANDO TODA VEZ QUE DER VONTADE, POIS ENTAO VISITEI ESSE SITE , MAIS A PESSOA NAO VAI FICA BEBADA COM O WHISKE ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, queria estar perguntando antes de fazer

    ResponderExcluir
  4. Oi Sophia! Não fica bêbada não, porque vai só um pouquinho, para deixar a massa mais levinha! Não dá nem para sentir o gosto! Pode colocar cachaça também, mas a receita original é com conhaque!
    Um beijo e obrigada pela visita! Depois que você fizer, me conta como ficou!
    Apareça sempre!
    Moema

    ResponderExcluir