quarta-feira, 2 de junho de 2010

Petit Gateau



Eu tive uma ajuda mais que especial para fazer o Petit Gateau. Na verdade foi minha musa inspiradora, porque depois de horas na cozinha já tinha até abandonado a idéia do Petit Gateau, principalmente depois que olhei na geladeira e vi que faltavam ovos!

Mas aí veio a Clara (ou Clara Flor, depende do dia e da hora) e disse: é só ir comprar. E ainda falou pro pai dela que precisava da chave do carro e de dinheiro! Imagina daqui uns 12 anos! hahaah

Eu adoro essa receita, mas tenho penado para conseguir assar no ponto certo! O bom é que não tem como ficar ruim, mas tem como não ter caldinha escorrendo.
Meu forno não anda muito amigo.

Ingredientes:

- 2 ovos e 2 gemas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 200g de chocolate meio amargo (abusei e usei um lindt 85% de cacau)
- 1 colher de sopa caprichada de manteiga
- mais um puco de manteiga e farinha para untar as forminhas
- sorvete de creme
- folhinhas de hortelã para decorar e dar um toque especial

Modo de preparar:

Antes de começar o preparo ligue o forno para ele ir pré-aquecendo.



Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria.



Bata na batedeira os ovos e o açúcar até ficar com uma cor clara, um beje bem clarinho.


Existe coisa mais linda do que minha amiga de cozinha?

Misture então o chocolate derretido com uma colher sem mexer demais.



Nesa hora parece que não vai ficar escuro, porque demora a cor a "pegar", mas fica!



Unte as forminhas com manteiga e depois farinha.

Preencha as formas deixando um dedo de espaço, pois mesmo sem nada de fermento o danado cresce!

Coloque as forminhas em uma forma, e leve ao forno por 7 minutos. Isso mesmo, só 7 minutos, porque senão seca igual ao último que fiz! Aí fica gostoso, mas não fica quentinho!
O meio fica meio brilhante, bem com cara de que não tá assado, mas é essa a idéia.

Essa receita dá para congelar, já nas forminhas, e quando for o dia de servir, é só tirar com umas 2h de antecedência para voltar a temperatura ambiente e então assar.



Desenforme no próprio prato onde será servido, coloque uma bola de sorvete de creme e enfeite com umas folhinhas de hortelã.
Vê se faz umas bolas mais bonitas do que essa que eu fiz!

Rapidinho, suja bastante louça e vale a pena!

2 comentários:

  1. Me diz uma coisa Moema... Rola substituir a batedeira por outro apetrecho??? hehe

    Beijinhos, Ana Terra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Que bom que me visitou!
    Rola sim, por aqueles batedores de clara em neve, que parece uma mola, sabe?
    O lance é chegar na cor clarinha!
    Mas se quiser pode pegar minha batedeira emprestada também!
    Beijos!

    ResponderExcluir