domingo, 27 de setembro de 2009

sábado é dia de torta

Me inspirei para fazer uma torta salgada do livro em casa com Jamie, algumas alterações foram feitas porque a cerveja Guinnes® eu não iria achar por perto de casa... como recomenda o editor, usei outra cerveja preta, a Xingu, mas fiquei com vontade de fazer como manda o figurino.

Essa receita também é feita com uma massa folhada comprada pronta, mas eu não tinha a menor chance de achá-la num raio de 10km. Fiz então a receita da massa podre do mesmo livro.

Nem precisa dizer que o ideal é usar o máximo possível de produtos orgânicos.


Ingredientes para o recheio:

azeite de oliva
2 cenouras
2 talos de salsão
1 shitake (a receita original manda colocar 4 cogumelos pataiolo)
3 cebolas roxas médias
3 dentes de alho picadinhos
1 ramo de alecrim e 1 de tomilho - folhas aparadas e picadas
1 colher de sopa cheia de manteiga
200g cheddar ralado na hora
1 kg de carne de peito ou músculo
1 lata (440ml) de cerveja preta Guinnes® 
2 colheres de sopa de farinha de trigo



Ingredientes para a massa

500g farinha de trigo
200g banha de porco ou manteiga (eu fui de banha, vale a pena o sacrifício)
50g queijo cheddar ralado na hora
uma pitada generosa de sal
uma borrifada de leite
mais farinha para polvilhar a massa
alecrim e tomilho, ou pimenta do reino, ou páprica,

Começe preparando o recheio, pois é bem demorado.

A receita manda utilizar uma panela refratária, para que ela possa ir ao forno. Como eu não tenho uma, fiz numa panela comum no fogão mesmo.

Coloque um bom gole de azeite de oliva na panela e deixe aquecer um pouco então coloque as cebolas picadas em pedaços médios e frite por uns 15 minutos em fogo baixo. Acrescente  então o alho, o alecrim, o tomilho , o talo de salsão e a cenoura picados. Frite por mais uns minutos e então coloque carne cortada em cubos de uns 2cm. Frite só um pouco para dourar, uns 4 minutos.
Coloque então a cerveja e as duas colheres de farinha de trigo e deixe ferver.
Se você tiver a panela refratária, assim que ferver, leve ao forno pré-aquecido com a panela tampada por 1 hora. Retire a panela mexa para não grudar no fundo e volte ao forno por mais 1h. A carne deve estar bem macia e se o molho estiver muito líquido, leve ao fogo para encorpar.
Se você não tem essa panela refratária, cozinhe no fogão mesmo até a carne ficar bem macia e o molho bem encorpado, ao final do cozimento acrescente a metade do queijo cheddar. Não podemos esquecer que é um recheio de torta! 

Nesse meio tempo do cozimento da carne, prepare a massa.

Coloque a farinha de trigo numa bacia e então coloque a banha e rale o cheddar. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa, nesse momento, pode-se colocar o tempero de sua preferência. Eu usei alecrim e tomilho, uma colher de sopa.

Coloque então os ovos, a borrifada de leite e amasse bem de leve, só mesmo para deixar a massa homogênea. Não pode ficar sovando a massa! Faça uma bola com a massa, enfarinhe e guarde num saco plástico dentro da geladeira por no mínimo 30 minutos.

Depois dos 30 minutos de geladeira, enfarinhe uma superfície, o rolo de abrir massa, e abra um pouco mais da metade da massa para que fique com 0,5 cm de espessura e do tamanho de sua forma. Forre então a forma com a massa, deixando uma borda de 1cm mais ou menos.

Coloque o recheio acrescente os outros 100g de cheddar, abra o restante da massa e coloque por cima, fechando com as bordas enrolando elas para dentro. Pincele uma gema para deixar mais linda ainda.

Leve ao forno por uns 30 a 40 minutos, até a massa ficar bem douradinha.

Deliciosa!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário