quarta-feira, 21 de abril de 2010

Rabada Bêbada


Não é só a rabada que está bêbada! Minhas panelas não ficam de ressaca porque são boas!
Ontem à noite fiz para o jantar uma Picanha ao molho de cerveja preta e bacon! Receitinha boa tirada do Mesapra1 que a galera fez no dia de comemoração de São Patrício. Na verdade a receita é do Cozinha Pequena.

Não sei se minha picanha estava magra ou se de fato acho que a receita vai bem com uma maminha, ou outra carne mesmo. Achei meio "desperdício" fazer com picanha, apesar de ter ficado bom. A sensação é de que outras carnes mais em conta funcionariam bem! Comemos com uma massa italiana San Frediano - Pappardelli nº 1-35.
Mais que honesta. O pacote de 500g custa uns 7 reais.

Bom, mas voltando a rabada...

Hoje é feriado e quem me conheçe sabe que não é um feriado que eu desfrute alegremente. Pra piorar amanheçeu ventando e em seguida invernou, com chuva fina e friozinho.

Pensei cá com meus botões: Chegou a vez da rabada! Será um bom consolo!

Ingredientes:

1 rabada já limpa
2 cebolas médias picadas grosseiramente
umas 4 colheres de sopa de azeite (eu usei a gordura da carne de ontem, que depois de resfriada ficou fácil de ir retirando com uma colher)
1 caldo de costela (sim, vou cometer esse pecado)
2 copos de vinho tinto - eu só tinha um frisante e foi ele mesmo
1 lata de cerveja pilsen
- 1 colher de molho de mostarda
- 1 colher de catchup


Modo de preparo:

Aqueça a panela de pressão, acrescente o azeite (ou a gordura de carne) e logo em seguida coloque as cebolas picadas. Não mexa muito, mas deixe a cebola dar uma leve murchada.
Frite de 4 em 4 ou no máximo 5 os pedaços da rabada até que fiquem bem dourados. Vá retirando e reservando até que todos tenham sido selados e já estejam bem dourados.

Volte com todos para a panela, acrescente o vinho, o caldo de costela (ainda não acredito que recorri a isso!), a cerveja.

Feche a panea de pressão e quando começar a chiar abaixe o fogo.

Muita gente tem medo de panela de pressão, mas eu inclusive tenho mania de dar umas sacodidinhas nela para evitar que a carne grude no fundo e queime.

Depois de uns 1 hora desligue o fogo, espere a pressão baixar, acrescente o tomate pelatti, dê uma conferida se a carne já está soltando do osso. Volte com a panela para o fogo, tampe e depois que chiar abaixe o fogo e cozinhe por mais 1h e meia.

No final é só ver se a carne está macia e voltar colocar ela no fogo por mais uns 15 minutos, mas sem tampar.

O importante é sempre finalizar carnes feitas na panela de pressão com pelo menos 10 minutos de fogo com a panela destampada. Minha mãe que me ensinou isso, e em matéria de cozinha eu simplesmente acato suas recomendações! Ela tem a mão cheíssima!

Depois de pensar que está pronto, basta retirar a gordura de cima com uma concha. Essa gordura pode ser usada no futuro! O ideal mesmo é levar a panela para a geladeira para formar aquela camada e então retirá-la.

Aí sim pode servir com uma boa massa, um pãozinho, uma farofa, arroz, enfim... vai com tudo!

Olhei pra minha super prateleira de condimentos e decidi não usar mais caldo pronto! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário